Funcionamento: Segunda à Sexta das 09h às 18h                                                                         

Patrimônio

Defenda o seu Patrimônio.

 

 

Projeto de Educação Patrimonial promove visitas guiadas à bens culturais.

No dia 18 de setembro de 2018 foi realizada visita guiada à Fazenda Busca Vida, que contou com a participação de cinquenta alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Tavares.

Parte importante da história do município de Confins, a fazenda é uma das primeiras existentes no contexto de formação histórica e povoamento da região, das quais se tem registro.

O município originou-se a partir da instalação das primeiras fazendas, quando ainda pertencia à Lagoa Santa. Dentre elas, podemos citar, a Fazenda das Contendas, de Elias Maia – Fazenda das Canoas, de Manuel Carlos e a Fazenda Busca Vida, de Saturnino Maia (*)

 

Festa de Casamento realizada na Fazenda Busca Vida em 1914.

 

_______________

Saturnino Martins Maia – Nascido em 1847 na Fazenda do Redondo, Matozinhos, MG.  Falecido em 1909 na Fazenda Busca Vida, em Dr. Lund.

Pais: João Maia e Francisca Silva. Casou-se com Anna Luíza da Fonseca Vianna  em 1876 .

 Fonte: https://bahiavianna.wordpress.com/2014/11/06/familia-de-mario-notas/

 

 

A ação realizada faz parte do Projeto de Educação Patrimonial “Patrimônio Cultural Empreendedor”, que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo junto à Rede Municipal de Ensino, e, têm contribuído de forma significativa para a sensibilização, o conhecimento e a aproximação da comunidade escolar com o seu patrimônio local.